Canvas é uma ferramenta em forma de quadro, um modelo de negócio, prático e bastante visual para colaborar com toda pessoa que tem um espírito empreendedor e que quer saber como fazer para que o seu empreendimento dê certo. Muito mais simples do que o plano de negócios, o CANVAS possui 09 blocos para preenchimento, que exploram questões emocionais e racionais.

Baixe aqui o modelo CANVAS em dois formatos, PDF e EXCEL.

O preenchimento de todos os blocos do CANVAS não precisa ser feito todo de uma vez e é melhor mesmo que não seja. As informações registradas no quadro precisam ser pensadas, analisadas com critério e rigor. O que também não impede que as informações registradas possam ser alteradas. Por isso é bom que você se organize para fazer esse preenchimento de uma forma que permita essas alterações. Quem sabe possa usar um quadro branco especialmente para poder anotar e apagar à vontade?! Ou também pode utilizar papéis adesivos para poder descartar quando quiser ou simplesmente escreva com lápis para poder apagar e escrever o que estiver mais de acordo com cada momento da sua vida e do seu negócio.

A forma de registrar as informações precisa seguir uma ordem lógica para que você não fique perdido. Comece assim:

  • Segmento de clientes- quem é o seu público;
  • Proposta de valor- que valor você almeja entregar para resolver o problema do seu cliente;
  • Canais- é o veículo utilizado para a venda;
  • Relacionamento com o cliente- é saber o que o meu cliente quer;
  • Fontes de receita- tudo que diz respeita a dinheiro;
  • Recursos principais- o que é necessário para o empreendimento acontecer;
  • Atividades principais- é o que se produz;
  • Parcerias principais- todos aqueles envolvidos no processo;
  • Estrutura de custos- é o somatório de todos os custos envolvidos.

Quando for iniciar o preenchimento do seu quadro, lembre-se de estar preparado para investir um bom tempo nesse preenchimento. Faça essa atividade com bastante atenção, foco e disposição para que essa ferramenta seja, de fato, um mapa do seu investimento. E antes de registar as suas ideias, permita-se um brainstorming:

  • Quem são seus clientes?
  • O que eu desejo satisfazer/atender?
  • Qual é a minha cartela de produtos e serviços?
  • Quais recursos tenho disponíveis?
  • Já sei quais são os meus custos?
  • Qual é a minha receita?

O seu quadro precisa ser personalizado. O que dá certo para uma pessoa/investimento pode não dar certo para você e o seu negócio. Os modelos de quadro que são facilmente encontrados nos sites de busca, pela internet , servem apenas para direcionar para um preenchimento adequado.

Lembre-se que somente você sabe exatamente o que quer e onde pretende chegar. Organização, conhecimento e ação são os pilares fundamentais para que qualquer investimento tenha sucesso.

Mãos à obra. O mundo precisa de pessoas como você, que têm boas ideias e iniciativa!